From Indigenous Peoples in Brazil

News

STJ DEVOLVE AOS ÍNDIOS PATAXÓS TERRAS NA BAHIA

06/05/2003

Fonte: Rádiobrás-Brasília-DF



A AGU - Advocacia-Geral da União conseguiu no STJ - Superior Tribunal de Justiça devolver a posse da área localizada nos municípios de Pau Brasil e Itaju da Colônia (BA) para os índios pataxós hã hã hãe. O ministro Ruy Rosado de Aguiar, relator da ação, deferiu a liminar requerida na medida cautelar interposta pela Procuradoria Geral da União, órgão da AGU, para suspender o acórdão da 5a. Turma do Tribunal Regional Federal da 1a. Região (DF), que dava a posse da terra ao fazendeiro Jayme Oliveira do Amor.

A demarcação do território dos índios pataxós - Terra Indígena Caramuru-Paraguassu - foi feita pelo Ministério da Guerra, em 1937/38, com base na Lei 1.916, de 09/08/1926. Em 1938, o engenheiro Alfredo de Amorim Coelho demarcou os limites do território, posteriormente confirmados pelo Supremo Tribunal Federal. A partir de 1937, Jayme Oliveira do Amor assumiu a posse da terra na região, onde há freqüentes conflitos entre fazendeiros e índios.

O ministro Ruy Rosado acolheu os argumentos da União de que as áreas pertencem às reservas do estado, sendo a posse indígena, "histórica e imemorial", com proteção constitucional anterior a dos fazendeiros.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source