From Indigenous Peoples in Brazil

News

Caingangues invadem terras em Faxinalzinho

12/05/2003

Fonte: Zero Hora-Porto Alegre-RS



Justiça analisará o caso

Índios caingangues reivindicam agilidade da Fundação Nacional do Índio (Funai) para demarcar terras indígenas na região norte do Estado. Desde sexta-feira, 30 famílias ocupam uma propriedade rural no interior de Faxinalzinho.

Ontem, os índios chegaram a erguer, por cerca de quatro horas, um acampamento em uma fazenda vizinha, mas retornaram à área anterior, que tem aproximadamente 80 hectares.

No dia seguinte à ocupação, os donos pediram a reintegração de posse junto à Justiça Estadual, em Passo Fundo. Uma audiência está marcada para amanhã, no fórum da cidade, para discutir o impasse. Até então, as famílias estavam divididas entre um terreno da prefeitura, outro do Estado e uma pequena área cedida por um agricultor a favor do movimento indígena.

De acordo com o administrador substituto da Funai em Passo Fundo, João Ferrareze, um estudo antropológico preliminar feito pelo governo federal indicou possibilidade de terras na região serem indígenas.

Na próxima quinta-feira, produtores rurais e líderes comunitários planejam fazer um protesto a partir das 8h contra a reivindicação dos acampados de transformar mais de 14 mil hectares em reserva, o que abrangeria todo o município. De acordo com o prefeito Ivori Marcelino Sartori (PTB), o comércio será fechado, e a prefeitura terá ponto facultativo
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source