From Indigenous Peoples in Brazil

News

Após furtar bicicleta, indígena ataca Policial e acaba morto

25/02/2010

Fonte: Dourados Agora - http://www.douradosagora.com.br/not-view.php?not_id=275963



Um policial militar, que teve seu nome preservado, impediu que o parceiro fosse vítima de esfaqueamento. Os PMs tentavam prender um ladrão de bicicleta que avançou num dos policiais e tentou feri-lo, obrigando o companheiro a defendê-lo com um disparo.

No fim da tarde de ontem, quarta-feira (24), em Caarapó, um cabeleireiro de 29 anos, teve sua bicicleta furtada em frente a um supermercado. O autor, Jackson Vilhalva, de origem indígena, fugiu em direção à estrada que dá acesso à aldeia indígena Te'Yikuê no município.

A vítima seguiu o bandido na garupa de uma moto e avisou a Polícia Militar que havia visto Jackson, próximo à entrada de uma fazenda e estava tentado convencê-lo a se entregar. O indígena, porém reagiu, amedrontando a vítima. Logo após, ele fugiu e se escondeu no pasto.

Com a chegada da PM, a vítima e o piloto da moto ficaram observando a ação policial.

No local os PMs começaram a procurar Jackson. Ao avistar os PMs, ele pulou sobre um deles e tentou pegar a arma. O policial para evitar um disparo, travou o dedo do autor no gatilho. O indígena então sacou uma faca para atingir o PM, momento em que o seu parceiro se viu obrigado a atirar.

Jackson, ferido no lado esquerdo da região lombar, foi socorrido pelos próprios policiais que, depois de tirá-lo da pastagem pediram para uma pessoa que passava na estrada levá-lo ao Hospital São Mateus. Ele não resistiu aos ferimentos e morreu pouco depois do ocorrido. A bicicleta foi recuperada e devolvida ao dono.

A corregedoria da Policia Militar já determinou a abertura de Inquérito Policial Militar para apurar as circunstâncias do fato.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source