From Indigenous Peoples in Brazil

News

Hospital da Missão Caiuá completa 47 anos

06/03/2010

Fonte: Dourados Agora - http://www.douradosagora.com.br/not-view.php?not_id=276594




Unidade oferece 74 leitos para atender clínica médica, obstetrícia, pediatria e recuperação de desnutridos

Hospital está em campanha para aquisição de balança mecânica

O Hospital e Maternidade "Porta da Esperança" completou ontem 47 anos de prestação de serviços à comunidade indígena de Dourados. Mantido pela Missão Evangélica Caiuá, o hospital disponibiliza atualmente 74 leitos credenciados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), para atendimento nas áreas de clínica médica, obstetrícia, pediatria e recuperação de desnutridos.
Ontem, a comunidade esteve em festa e organizou atividades culturais para comemorar os serviços prestados na Reserva Indígena. Um culto campal no pátio do hospital reuniu funcionários, pacientes e integrantes da Missão Caiuá.
Os atendimentos prestados aos indígenas incluem internações, ambulatório, raio X, ultrassonografia e odontológico. Por se tratar de uma entidade filantrópica, o hospital "Porta da Esperança" conta com parcerias para desenvolver campanhas. A arrecadação de leite em pó é uma delas. Devido o grande número de crianças na Reserva, a colaboração das pessoas na doação de leite é muito importante.
Outra campanha que também recebe colaboração da sociedade é a da "Fralda descartável". Dentre os pacientes do hospital, muitos são crianças atendidas na pediatria e no Centro de Recuperação Nutricional, conhecido como Centrinho. Atualmente 30 crianças estão recebendo tratamento em razão da desnutrição, mas nehuma está em estado crítico.
O hospital está em campanha para aquisição de uma balança mecânica. Por dia, 15 são atendidas em média, sem contar com urgência e emergência. Para atender todos os indígenas é necessário fazer a triagem dos pacientes, mas devido o estado precário da balança essa triagem tem sido feita com muita dificuldade.
MISSÃO CAIUÁ

A Missão Evangélica Caiuá é mais antiga que o hospital, fundada em agosto de 1928. Este ano completará 82 anos. Os primeiros missionários fixaram residência na aldeia, onde mais tarde seria criada a cidade de Dourados. Eles realizaram ali o primeiro culto no dia 15 de abril de 1929. Com a ajuda das igrejas, eles compraram terras ao lado da aldeia.
Os missionários da Missão Caiuá tem como sede no atendimento aos índios a cidade Dourados e mantém sete campos avançados ao lado das aldeias de Caarapó, Amambai, Taquapiry, Sassoró, Porto Lindo, Gwassuty e Campestre e nas aldeias de Jacaré, Limão Verde, Kokwe'y, Panambi e Sucury.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source