From Indigenous Peoples in Brazil

News

Conselho pede providências à AL sobre questão indígena

10/03/2010

Autor: Marcio Breda

Fonte: Campo Grande News - http://www.campogrande.news.com.br/canais/view/?canal=8&id=285178




Membros do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, ligado à Secretaria Especial dos Direitos Humanos (SEDH), reuniram-se esta manhã com o presidente da Assembleia Legislativa, Jerson Domingos (PMDB), para apresentar o relatório prévio sobre as violações de direitos sofridas pelas comunidades indígenas de Dourados.

Durante dois dias (8 e 9), os técnicos do Conselho visitaram áreas indígenas onde foram constatadas condições degradantes e miseráveis. A viagem foi marcada após denúncias sobre as péssimas condições das comunidades Kaiowá e Ñandeva, da etnia Guarani. O relatório final especificará recomendações que deverão ser seguidas tanto pelo governo estadual quanto pela União.

De acordo com a assessoria de imprensa da Assembléia Legislativa, o presidente Jerson Domingos reafirmou a disposição do Legislativo estadual na mediação do conflito na área rural. Para sanar os conflitos, o deputado propôs alternativas que contemplam os produtores: a criação um fundo especial para o ressarcimento aos proprietários rurais ou compensação das desapropriações com terras de narcotraficantes confiscadas pelo governo federal.

De acordo com a Agência Brasil, em várias aldeias visitadas faltam alimentos e água. Além disso, segundo o diretor de Defesa de Direitos Humanos da SEDH, Fernando Matos, há problemas na demarcação da área e preconceitos contra os indígenas na região. "Vivemos como porcos no chiqueiro", disse Matos, citando a frase de um cacique.

Matos afirmou ainda que os indígenas estão impedidos de realizar atividades de subsistência típicas de sua etnia como a caça e a pesca e que há denúncias de homicídios.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source