From Indigenous Peoples in Brazil

News

Oficial de Justiça e PF dão ultimato a índios que ocupam fazenda de Pedrossian

11/03/2010

Autor: Paulo Xavier e Jacqueline Lopes

Fonte: Midiamax - http://www.midiamax.com/view.php?mat_id=709757



A Polícia Federal acompanhou um oficial da Justiça Federal para notificar índios terenas a deixarem a Fazenda Petrópolis, do ex-governador Pedro Pedrossian, em Miranda.

A reintegração de posse foi uma decisão do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, que concedeu liminar (AC 2556) para suspender a Portaria n 791/2007, do Ministério da Justiça, que declarou a posse permanente da área denominada Cachoeirinha, no município de Miranda, no Mato Grosso do Sul, ao grupo indígena terena.

Com a decisão do STF, foi assegurado aos autores da ação a reintegração de posse da fazenda, do ex-governador de Mato Grosso do Sul, Pedro Pedrossian. Além disso, estão suspensos os efeitos da Portaria 791/2007 e o procedimento administrativo da Fundação Nacional do Índio (Funai) que considerou as áreas como terras tradicionalmente ocupadas por indígenas.

Segundo a Polícia Federal, os índios foram notificados da decisão do STF. De acordo com a PF, para que ocorra o despejo é preciso que a ação seja planejada com antecedência. Na manhã de hoje, a equipe que acompanhou o oficial de justiça era composta por um delegado e três agentes. Cerca de 250 indígenas estão na região.

MPF

O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, recorreu da decisão do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). O Ministério Público Federal (MPF) quer que o presidente do STF reconsidere a decisão ou submeta o recurso ao Plenário para cassar a liminar.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source