From Indigenous Peoples in Brazil

News

Famintos índios "atacam" lixeiras na área central de Dourados

23/03/2010

Fonte: Dourados Informa - http://www.douradosinforma.com.br/




A segunda maior cidade do Estado é também um dos municípios do Brasil com maior número de indígenas.

Com uma área de 3.460 hectares, a Reserva Indígena de Dourados possui duas aldeias, a Jaguapiru e a Bororó, que abrigam aproximadamente 14 mil indígenas das etnias Kaiowá, Guarani e Terena.

Devido à proximidade da Reserva Indígena com a cidade, o índio acabou deixando um pouco de lado a cultura e passou a viver como o "homem branco". São raros os que ainda mantém os costumes mais antigos.

Um outro problema social que vem sendo enfrentado pelo povo indígena além da venda indiscriminada de álcool e entorpecentes é a troca da vida nas aldeias pela da cidade. Porém muitos que deixam de viver na Reserva passam a perambular pelas ruas da cidade vivendo de doações e muitas vezes comendo sobras deixadas por outras pessoas.

Esta semana o douradosinforma registrou o momento que uma jovem índia rasgava os sacos de lixo colocados em frente a uma casa localizada na área central de Dourados.

Sem se preocupar com o espaço onde estava ela apenas tirava item por item dos sacos, comia restos de comida estragados, vivendo apenas aquele "mundo", onde o primordial naquele momento era saciar sua fome.

Uma moradora das proximidades que viu o fato relatou que é comum naquele bairro a presença de indígenas que vasculham as lixeiras em busca de comida.

"Às vezes as índias vêm com a família, filhos, companheiros (...) mesmo irritada por ter que juntar novamente o lixo espalhado eu fico com dó por saber que eles não têm o auxílio que precisam nas aldeias e que muitas vezes estão na cidade por falta de opção (...) o casal que perambula por aqui mora em um terreno baldio próximo, sem estrutura nenhuma.

http://www.douradosinforma.com.br/noticia.php?id_noticia=102210
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source