From Indigenous Peoples in Brazil

News

Índios bororos ocupam sede da Funai em Rondonópolis

29/05/2003

Autor: Eduardo Ramos

Fonte: 24 Horas News-Cuiabá-MT



Cerca de 50 indios da etnia Bororo ocuparam hoje a sede da Fundação Nacional do Índio-Funai em Rondonópolis. Eles representam as aldeias Tadarimana, Córrego Grande, Piebaga, Pobore, Praião , Colônia e Jurigue, todas situadas no sul do Estado, e exigem a nomeação de um administrador regional da Funai e a regularização do pagamento dos fornecedores, que neste mês suspenderam o atendimento as aldeias por conta dos atrasos.

"Estamos sem combustível para os tratores, sem mercado e também sem garantia de hospedagem quando viajamos para a cidade em busca de atendimento médico ou para resolver qualquer outro problema. O antigo administrador saiu daqui a três meses e desde então não há ninguém para cuidar da unidade ou dar satisfações para nós e para os fornecedores", reclama o cacique da aldeia Córrego Grande, Benedito Pereira Júnior.

No início da tarde o grupo conseguiu falar com o presidente da Funai, Eduardo Aguiar de Almeida, por telefone. Ele teria garantido que ainda hoje nomearia um novo administrador para o órgão e enviaria um fax da decisão para o grupo em Rondonópolis. O documento deveria chegar na cidade até as 17 horas, mas os telefones da unidade foram cortados as 16h40 e o grupo continua na expectativa.

"Não sabemos se o corte foi proposital ou por falta de pagamento. De qualquer forma vamos continuar aqui até receber uma posição oficial. Não dá para voltar para as nossas aldeias sem essa resposta", afirmou o cacique da aldeia Pobore, Hermes Borobó.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source