From Indigenous Peoples in Brazil

News

Indígenas querem fazer pedágio para arrecadar fundos

14/04/2010

Fonte: Dourados Agora - http://www.douradosagora.com.br/




Indígenas da etnia Guarani prometem ocupar a rotatória da rodovia MS-156 entre as cidades de Dourados e Itaporã recolhendo fundos para comemorações do Dia do Índio, em 19 de abril. Eles estarão escoltados por viatura da Polícia Rodoviária Federal para pedir aos condutores qualquer quantia em dinheiro. A colaboração não é obrigatória.
O capitão Guarani Renato de Souza explica que não se trata de um pedágio, mais sim de uma colaboração solidária para o seu povo. "Estaremos num só lugar pedindo a colaboração dos motoristas. Aquele que se sentir solidário pode contribuir com qualquer quantia. Quem não quiser terá passagem livre", disse ele, garantindo que não haverá nenhum tipo de manifesto.
O dinheiro arrecadado tem como destino a compra de uma novilha para o abate na grande festa do Dia do Índio. Renato de Souza diz que fardos de arroz e frutas foram garantidas por supermercados da cidade. O objetivo é fazer um grande banquete. A comemoração vai contar com dança Guarani e campeonato de futebol feminino.

CASO VERON

No mês do Índio, a comunidade indígena de Dourados espera por justiça no caso da morte de Marcos Veron, cacique de Dourados assassinado em 2003. De acordo com o capitão Renato, a condenação dos acusados será um sinal de vitória para a comunidade, que, segundo ele, vive desolada em função dos massacres no qual são vítimas. "O nosso povo precisa deste ânimo para continuar lutando por seus ideais. Precisamos saber que neste país existe Justiça", disse ele.
O julgamento dos três acusados de matar o cacique está marcado para 3 de maio. O crime ocorreu em janeiro de 2003, no município de Juti. De acordo com o Ministério Público Federal (MPF), a morte do cacique Veron ocorreu durante ataques ao longo de dois dias contra os índios que estavam acampados na fazenda Brasília do Sul, reivindicada por eles como Terra Indígena Takuara.

http://www.douradosagora.com.br/not-view.php?not_id=279530
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source