From Indigenous Peoples in Brazil

News

Mostra no Teatro Municipal expõe cultura dos índios

14/04/2010

Fonte: Agora MS - http://www.agorams.com.br/




A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou nesta quarta-feira (14) a I Mostra Cultural Indígena em comemoração ao Dia do Índio (19 de abril). A programação contou com a participação de alunos e professores das escolas municipais indígenas Tengatuí Marangatu, Agustinho, Ramão Martins e Araporã, que realizaram algumas das apresentações culturais.

No evento foram expostos artesanatos do artista plástico Osvaldo Arnez retratando os índios brasileiros e temas pantaneiros. O poeta sul-mato-grossense Emanuel Marinho declamou poesias e contos sobre a história dos índios. Foram apresentadas ainda danças típicas, canções e maquetes, produzidas pelos alunos indígenas.

Para a gerente do núcleo de projetos educacionais e cultura da Semed, Ocimeire Pereira Silva Barros, a mostra resgata a diversificação indígena, assim como a integração entre as crianças. "Com a mostra presenciamos a exibição de um espetáculo. Todos que acompanharam aplaudiram e vibraram com as apresentações. Contamos com a participação de cerca de 1.000 alunos, entre os que se apresentaram e os que vieram assistir", afirmou.

A professora da escola indígena Francisco Meireles, Juscilange Rodrigues Sanches, disse que o evento serviu para mostrar à sociedade que os índios não são diferentes. "Foi um privilégio poder participar. As crianças até se emocionaram", contou a professora, que levou 20 alunos para apresentarem os significados da roupa típica da etnia terena.

Um dos caciques da aldeia Jaguapiru e coordenador do grupo que apresentou a tradicional dança de guerra, Édio Felipe Valério, acredita que a cultura é enfatizada de geração para geração e a escola contribui para que seja estabelecida na vida das crianças.

"Muitos não sabiam mais como eram as danças que apresentamos e este trabalho veio resgatar os costumes indígenas, alguns até acharam os passos complicados. As famílias se esforçam, mas a proximidade com a sociedade dificulta a manutenção da nossa cultura", ressaltou a professora terena Mirian Valério dos Santos.

Para a aluna Josiane Cabrera Souza, 15, da etnia kaiowá, a iniciativa da Prefeitura de Dourados em auxiliar no ensino dos índios é positiva. "Sem educação não somos ninguém, sofremos discriminação pela sociedade e sem estudo fica tudo mais difícil e a prefeitura tem nos ajudado muito oferecendo, por exemplo, material educativo e esporte,", declarou.

O representante de educação indígena da Semed, Aguilera de Souza, disse que o trabalho aconteceu em um momento especial, por renovar a auto-estima dos índios e fortalecer a história. De acordo com Aguilera o ensino indígena representa o avanço da política de educação no município.

"É a primeira vez que acontece um evento como este, aberto para comunidade conhecer de perto nossa identidade e integrar as crianças indígenas com os outros alunos. O prefeito [Ari Artuzi] tem apoiado este trabalho que valoriza a diversidade. Esta mostra era feita de forma isolada, pois as escolas na aldeia realizavam o evento e convidavam algumas escolas para assistir as apresentações. Assim é melhor, pois mais alunos e pais podem aprender sobre nossa cultura", enfatizou Aguilera.

"É uma forma de valorizar a cultura e a tradição dos índios, que são tão enriquecedoras", afirmou a secretária municipal de Educação, Marlene Vasconcelos, lembrando também que é um meio de reflexão sobre a importância da preservação dos povos indígenas, da manutenção de suas terras e respeito às suas manifestações culturais.

O Dia do Índio (19 de abril) foi criado em 1943 pelo presidente Getúlio Vargas, através do Decreto-Lei 5.540.

http://www.agorams.com.br/index.php?ver=ler&id=170613
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source