From Indigenous Peoples in Brazil

News

UFGD auxilia no combate à desnutrição indígena

19/04/2010

Fonte: Agora MS - http://www.agorams.com.br/



A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) é uma das instituições que atuam diretamente no combate à desnutrição na Reserva Indígena de Dourados através de projetos de extensão desenvolvidos por docentes e acadêmicos nas comunidades da região.

Um deles, o de Assistência de Nutrição na Missão Evangélica Caiuá, desenvolvido pela professora Maria Cristina Corrêa de Souza, da Faculdade de Ciências da Saúde - FCS/UFGD, presta assistência de nutrição à população atendida no Hospital e Maternidade Indígena Porta da Esperança.

O projeto ainda está em fase inicial, mas a professora e equipe já atuam em duas frentes: no Centro de Recuperação Nutricional Infantil (Centrinho), onde são internadas as crianças indígenas, e no Hospital e Maternidade Porta da Esperança.

No Centrinho, as participantes do projeto avaliam o estado nutricional dos pacientes e, paralelamente, determinam as necessidades nutricionais, além de auxiliar a nutricionista no controle da produção das refeições para as crianças internadas.

Já no Hospital e Maternidade Porta da Esperança são feitos atendimentos ambulatoriais e internados os adultos indígenas. As participantes do projeto estão se dividindo entre duas atividades: na produção das refeições para os pacientes e funcionários e na atuação no acompanhamento dos pacientes internados.

Segundo a professora Maria Cristina, na área de nutrição clínica pretende-se implantar, nos dois locais, um protocolo para avaliação do risco nutricional dos pacientes no momento da internação e acompanhamento dos mesmos periodicamente. Já na área de produção de refeições, incluindo o lactário, a intenção é criar um Manual de Boas Práticas de Manipulação de Alimentos, o que contará com o auxílio da professora Kelly Brabes da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologias - FACET da UFGD.

"O nosso objetivo principal é atuar de forma a possibilitar uma melhor alimentação e, consequentemente, garantir um bom estado nutricional à população indígena, sempre respeitando as diferenças culturais no que se refere a hábitos alimentares", enfatizou a professora.

http://www.agorams.com.br/index.php?ver=ler&id=170921
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source