From Indigenous Peoples in Brazil

News

Indígenas brilham no "Ponto de Cultura" da UFGD

05/05/2010

Fonte: Agora MS - http://www.agorams.com.br




Com o auditório da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) lotado por professores, alunos universitários e convidados, foi aberta ontem à noite as comemorações dos dois anos do "Ponto de Cultura Todas as Idades".

No evento, o público presente foi brindado com uma festa com muitas musicas e danças indígenas, e exposições de literaturas e artes visuais com o tema "a Celebração do Ponto".

Na oficina musical o público presente assistiu apresentações de harpas, teatro, dança, hip hop, poesias e contação de histórias.

O ponto alto das apresentações artísticas e culturais foi às danças indígenas e o lançamento do CD do grupo indígena de rap, Brô Mc´s.

De acordo com informações de um dos coordenadores do evento, poeta Emanuel Marinho, além dos espetáculos realizados na noite de ontem, até o dia 14 deste mês haverá uma exposição de trabalhos realizados na Sala de Exposições da UFGD, também na unidade 1.

O espetáculo será apresentado ainda nos diversos Pontos onde foram realizadas as oficinas, um ritual de partilha com as comunidades de diferentes bairros de Dourados: Pólen da Escola Municipal Lóide Bonfim; Aldeia do Jaguapiru; Centro de Educação Integral e Escola Aurora Pedroso.

Todas as apresentações estarão abertas ao público gratuitamente, como por exemplo, o curso de produção cultural que será ministrado pela produtora Ângela Finger, que será realizado nesta sexta-feira das 13 às 17 horas, na unidade 1 da UFGD.

O que é
O "Ponto de Cultura Todas as Idades" existe desde 2008 e vem desenvolvendo atividades que promovem o acesso de vários segmentos da sociedade a bens e produtos culturais.

O objetivo é fazer com que através dele possa difundir os meios de produções artísticas, na forma de intercâmbio, trocas simbólicas, estímulos à geração de rendas, além de fomentar a produção cultural douradense e também de Mato Grosso do Sul. O "Ponto" conta ainda com a importante parceria da SEMED (Secretária Municipal de Educação) e com o patrocínio do Ministério da Cultura e quem quiser se inscrever deve procurar a Coordenadoria de Cultura da Universidade, e as oficinas do evento que iniciou ontem serão realizadas pelo IDAC (Instituto de Desenvolvimento da Arte e Cultura) que atualmente é presidido pela empresaria June Torres.

http://www.agorams.com.br/index.php?ver=ler&id=172080
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source