From Indigenous Peoples in Brazil

News

Trezentos índios guarani conhecem Museu, onde até hoje não havia peça da etnia em exposição

14/05/2010

Fonte: Midiamax - http://www.midiamax.com/



Trezentos índios da etnia guarani visitaram hoje pela primeira vez o MCDB (Museu das Culturas Dom Bosco), que reúne também os trabalhos indígenas de Mato Grosso do Sul, mas até hoje não havia nele uma peça dos guarani.

A vinda deles à Capital faz parte do projeto Ava Marandu 'Os Guarani Convidam', do Pontão de Cultura, com patrocinadores como a Petrobras, Eletrobrás, Caixa Econômica Federal, Lei de Incentivo à Cultura [Ministério da Cultura]; Ministério da Justiça [Funai].

Em frente ao Museu das Culturas Dom Bosco, com rostos pintados, homens, mulheres e crianças participaram das rezas de boas vindas e também pela primeira vez puderam ver o museu e oferecer ao espaço cultural suas peças.

Os índios das aldeias Jaguapiru e Panambizinho, de Dourados, foram os anfitriões do projeto. Alunos das escolas da Capital não participaram, mas os não índios que lá estiveram puderam registrar a cerimônia.

Participaram as aldeias Tey Cuê (Caarapó), Guy raroká (Caarapó), Amambay (Amambai), Jaguapiré/Issassoró (Tacuru), Ivy Katu (Japorã).

"É a primeira vez que é feito algo para abrir a visão, entender a essência verdadeira dos guarani kaiwá", disse Getúlio Jucá, cacique da Jaguapiru. Mesmo sendo o Estado o segundo em população indígena (40 mil), referência internacional, a população pouco sabe da vida dos índios, segundo os caciques.

Realidade

De acordo com Jucá, a desnutrição e a falta de terra são os principais problemas enfrentados dentro das aldeias em Mato Grosso do Sul.

O cacique Milton Anastácio demonstrou orgulho pela cerimônia e ao mesmo tempo não escondeu ressentimento pela atual situação indígena. "Foi preciso morrer Marçal de Souza, vir deliberações internacionais para que fossem nos dado atenção".

O Ava Marandu encerra-se amanhã às 17 horas com a grande festa que contará com a presença de Milton Nascimento e Nação Zumbi, na Praça do Rádio, em Campo Grande.

http://www.midiamax.com/view.php?mat_id=716966
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source