From Indigenous Peoples in Brazil

News

Família Petit vai à Corte Interamericana

20/05/2010

Autor: Monise Centurion

Fonte: Jornal da Cidade do Bauru - http://www.jcnet.com.br/



A Corte Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA) inicia hoje, em San José, na Costa Rica, o julgamento do governo brasileiro pela detenção arbitrária, tortura e desaparecimento de 70 pessoas ligadas à guerrilha do Araguaia, durante a ditadura militar (1964-1985). Irão acompanhar o julgamento Clóvis e Laura Petit, irmãos de Maria Lúcia, Jaime e Lúcio, mortos durante a guerrilha, que já viajaram para a capital daquele país.

É a primeira vez que o caso leva o Brasil à corte desde a criação dessas instâncias. A ação poderá condenar internacionalmente o Brasil a não mais usar a Lei de Anistia como argumento para isentar de punição acusados de crimes contra a Humanidade cometidos na ditadura. No Chile e Peru, os governos foram obrigados a abandonar suas leis de anistia diante da condenação emitida pela Corte na Costa Rica.

Até hoje, apenas duas ossadas foram localizadas oficialmente: de Maria Lúcia Petit da Silva, enterrada no cemitério Jardim do Ypê de Bauru em 1996, e Bérgson Gurjão Farias, sepultado em Fortaleza (CE), no ano passado. O Exército do Brasil retomou as buscas dos guerrilheiros desaparecidos esta semana.

A guerrilha foi articulada pelo Partido Comunista do Brasil (PC do B) com objetivo de criar uma área livre no Pará, mobilizar a população camponesa e combater o regime militar (1964-1985). O conflito começou em abril de 1972 e terminou em janeiro de 1975, na região de Xambioá (TO) e reserva indígena de Suruí (PA).

http://www.jcnet.com.br/detalhe_politica.php?codigo=183376
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source