From Indigenous Peoples in Brazil

News

Ministério é a favor de atuação do Congresso em demarcação indígena

26/05/2010

Autor: Verônica Lima

Fonte: Agência Câmara - http://www2.camara.gov.br/



O assessor militar do Departamento de Política e Estratégia do Ministério da Defesa, Antônio Fernando Cecchi, disse que a participação do Congresso nas demarcações de terras indígenas poderá aumentar o foro de discussão e ajudar a instruir o processo decisório, dando transparência e representatividade ao processo de demarcação. O assessor participou hoje de audiência pública sobre o Projeto de Lei 4791/09, que submete as demarcações de terras indígenas à aprovação do Congresso Nacional.

Atualmente, esse tipo de demarcação cabe à União, com base em estudos e sob orientação da Fundação Nacional do Índio (Funai).

O PL 4791/09 também estabelece que, em casos de demarcação em áreas de fronteira, o Conselho de Defesa Nacional será ouvido. Para Antônio Fernando Cecchi, essa medida é positiva porque aumentaria a segurança e permitiria ações preventivas contra ameaças à soberania nacional.

Consulta aos índios
A representante dos povos indígenas na audiência, Rosane Kaingang, afirmou que os índios não podem ser vistos como inimigos e criticou os autores do projeto por terem elaborado o texto sem ouvir representantes dos povos indígenas. O projeto foi apresentado pelos deputados Ibsen Pinheiro (PMDB-RS) e Aldo Rebelo (PCdoB-SP).

Rosane Kaingang sugeriu aos deputados que o projeto passe a tramitar em conjunto com o Estatuto dos Povos Indígenas (PL 2057/91), para que seja discutido de forma mais ampla.

Íntegra da proposta:

* PL-4791/2009 - http://www.camara.gov.br/internet/sileg/Prop_Detalhe.asp?id=425192

Reportagem - Verônica Lima/Rádio Câmara
Edição - Pierre Triboli

http://www2.camara.gov.br/agencia/noticias/DIREITO-E-JUSTICA/148282-MINISTERIO-E-A-FAVOR-DE-ATUACAO-DO-CONGRESSO-EM-DEMARCACAO-INDIGENA.html
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source