From Indigenous Peoples in Brazil

News

Polícia ainda não identificou assassino de servidor da Funai

27/06/2010

Fonte: Folha de Boa Vista - http://www.folhabv.com.br



Quase cinco meses depois do assassinato do servidor da Funai (Fundação Nacional do Índio) José Milamar Custódio da Silva, 54, mais conhecido por Milamar, a Polícia Civil ainda não conseguiu prender nenhum suspeito do crime. O corpo foi encontrado carbonizado dentro de seu carro, uma pick-up L-200, que foi destruída pelo fogo no dia 7 de fevereiro deste ano, próximo a uma plantação de acácias no Município do Bonfim.

Familiares de Milamar entraram em contato a Folha para cobrar a solução do caso e a prisão do responsável pelo crime, que deixou a família com o sentimento de impunidade, já que ninguém da polícia falou mais sobre o crime. Há vários dias a Folha vem tentando colher alguma informação da polícia sobre a investigação, mas não houve retorno. Extraoficialmente, a informação é de que o inquérito instaurado pela Polícia Civil foi encaminhado para a Justiça com pedido de prazo.

Inicialmente, a investigação foi presidida pelo delegado Wulpslander Trajano Júnior, do Bonfim, e depois repassada para a DPI (Delegacia de Polícia do Interior), na Cidade Santa Cecília, no Município do Cantá. Porém, a nova informação é de que o inquérito deve retornar para a Delegacia de Bonfim, tendo em vista que o corpo do servidor foi encontrado na circunscrição daquele município.

A Folha fez contato com o delegado de Bonfim, Rodrigo Kulay, que não quis falar sobre o caso. Ele disse que o inquérito retornou da Justiça há poucos dias e ainda está analisando as peças já existentes. Informou que a investigação estava adiantada.

CRIME - Milamar era servidor antigo da Funai e até ser encontrado morto, atuava como o chefe de posto do órgão na terra indígena Raposa Serra do Sol. Ele estava desaparecido há três dias. Milamar saiu de casa no dia 4 de fevereiro sozinho dirigindo seu veículo em direção ao seu posto de trabalho e não foi mais visto com vida depois disso.

No dia 7 de fevereiro uma denúncia anônima levou a polícia a encontrar a pick-up L200 incendiada próximo a uma plantação de acácias. Dentro do veículo estava o corpo do servidor carbonizado.

http://www.folhabv.com.br/noticia.php?id=89319
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source