From Indigenous Peoples in Brazil

News

Espírito Santo treina profissionais para acompanhar saúde indígena

30/08/2010

Fonte: Funasa - www.funasa.gov.br



No período de 20 a 27 de agosto, foi realizada, na aldeia indígena Caieiras Velhas - Aracruz/ES, a capacitação dos profissionais que atuam na saúde indígena no módulo de atendimento do Sistema de Informação de Saúde Indígena (Siasi).

Os médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e Agentes Indígenas de Saúde (AIS) aprenderam a inserir informações sobre atendimentos e exames no Sistema, aprimorando o acompanhamento da situação da saúde dos índios. A iniciativa vai subsidiar a tomada de decisões sobre ações de combate, controle e prevenção de doenças.

O Siasi é um prontuário eletrônico, onde é salvo o senso demográfico, os exames, o acompanhamento médico e todo o histórico do paciente. Para a enfermeira do posto da aldeia Guarani de Boa Esperança, Wânia Silva, a capacitação no sistema foi algo muito importante. "O Siasi é muito prático e proporciona análise de dados capturados, inclusive informa o perfil epidemiológico da população indígena, facilitando o trabalho dos profissionais de saúde", disse a enfermeira.

A capacitação foi coordenada pelo médico da Funasa, Ricardo Ramos Pimentel e o operador do Sistema, Manoel Francisco Junior da Silva. O Siasi é a principal ferramenta de monitoramento da saúde dos índios no subsistema de saúde indígena. A manutenção de qualquer sistema, muitas dificuldades são impostas, principalmente quando se trata de captação de dados. Pensando nesta questão, a Fundação, formalizou uma parceria com a Prefeitura de Aracruz para garantir a alimentação e atualização dos dados referentes aos atendimentos realizados nos postos de saúde das aldeias.

As aldeias beneficiadas com o sistema foram Caieiras Velhas, Irajá, Boa Esperança, Piraqueaçu, Três Palmeiras, Pau Brasil e Comboios, todas situadas em Aracruz, sendo que as informações ficarão centralizdas no Pólo Base de Caieras.

A Funasa é responsável pela atenção integral à saúde dos 3.038 indígenas e das sete aldeias guaranis e tupiniquins, localizadas no município de Aracruz (ES). Quatro Equipes Multidisciplinares compostas por médicos, enfermeiros, odontólogos, técnicos de enfermagem, atendente de consultório dentário e técnico de higiene dental (THD) trabalham diariamente na promoção da saúde indígena por meio de programas de controle de doenças e assistência permanentes às comunidades.

http://www.funasa.gov.br:8080/siscanot/noticias/not_2010/not.php?cod=616
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source