From Indigenous Peoples in Brazil

News

PF-MS obtém decisão favorável à FUNAI que permite a realização de prova pericial em Laranjeira-Ñanderu

10/09/2010

Fonte: AGU - http://www.agu.gov.br/



O Tribunal Regional Federal da 3ª Região deferiu liminar em agravo interposto pela PF-MS, para a realização de prova pericial de cunho etno-histórico e antropológico que possibilite comprovar a ocupação tradicional do imóvel Fazenda Santo Antônio da Boa Esperança pelo grupo indígena autodenominado Laranjeira Ñanderu da etnia Guarani-Kaiowá.

O Juízo de primeiro grau havia entendido que o pleito da Procuradoria poderia ensejar um debate acerca de domínio em uma demanda possessória e que a Procuradoria poderia buscar a realização do estudo de forma administrativa, sem a necessidade de perícia. Justificou ainda seu posicionamento em uma suposta cautela para que os indígenas não se sintam estimulados a retornar à terra sob a qual recai o debate.
Pelos argumentos apresentados pela Procuradoria, foi possível verificar que o requerimento da perícia já havia sido reiteradamente requerido em diversas passagens do processo, que as atribuições desenvolvidas pela Funai não tem o condão de substituir a função jurisdicional para a resolução da lide a esta submetida e que a apuração do histórico antropológico em demandas que envolvam indígenas é de indispensável realização para a definição do real possuidor em demandas desta natureza. Salientou ainda que a indefinição sobre a situação do objeto litigioso é o maior motivo de eventual conflito sobre a terra, de modo que a consecução dos atos necessários a realização da justiça jamais serão elemento motivador dos conflitos existentes.

Diante dos expressivos argumentos formulados pela Procuradoria, o TRF-3 determinou a realização da perícia pleiteada.

A Procuradoria Federal de Mato Grosso do Sul é uma unidade PRF-3/PGF, órgão da AGU.

http://www.agu.gov.br/sistemas/site/TemplateImagemTexto.aspx?idConteudo=149772&id_site=841
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source