From Indigenous Peoples in Brazil

News

Fazendeiros de Douradina (MS) deixam área onde estavam atacando indígenas Guarani Kaiowá

21/09/2010

Fonte: Cimi - www.cimi.org.br



Os fazendeiros que estavam atacando e ameaçando indígenas Guarani Kaiowá do Acampamento Ka'aguyrusu, município de Douradina (MS), deixaram a área e a situação está aparentemente mais calma. O ministério Público de Dourados e a Polícia Federal intercederam para que houvesse um acordo entre os indígenas e os fazendeiros e estes se retiraram do local.

Desde às 7h30 de hoje (21), o grupo de 86 famílias Guarani Kaiowá estava sendo violentamente atacado por fazendeiros da região. Os indígenas haviam feito a retomada da área no dia 4 de setembro. Os produtores entraram no acampamento cortando galhos de árvores para bater nas crianças e nas mulheres. Utilizaram fogos de artifício com pólvora para assustar e queimar os indígenas, deixando as crianças apavoradas, além de dar tiros para o alto, também no intuito de ameaçar. Esta é a quarta vez, em 17 dias, que o episódio acontece.

http://www.cimi.org.br/?system=news&action=read&id=4982&eid=352
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source