From Indigenous Peoples in Brazil

News

PF diz que não recebeu chamado para atender confronto

21/09/2010

Autor: Denis Matos

Fonte: Camp Grande News - http://www.campogrande.news.com.br/



A Polícia Federal de Dourados disse que não foi comunicada do confronto entre índios e capangas de uma fazenda em Douradina. Hoje, por volta das 7h30, um grupo de 22 capangas atacou o acampamento Ita'y Ka'aguyrusu, local invadido pelos índios desde o dia 4 de setembro.

Os Guarani Kaiowá reivindicam a área e pedem estudos antropológicos na área. São cerca de 70 crianças, 90 mulheres e 100 homens no acampamento, totalizando 86 famílias.

O proprietário da área, que seria um japonês, também estaria no local e teria feito disparos de arma de fogo em direção aos índios. Capangas também teriam tentado bater em algumas das mulheres, com galhos de eucalipto.

O MPF (Ministério Público Federal) envia equipes ao local. O pelotão da PM em Douradina também disse que foi avisado, mas passou a ocorrência para os federais.

Esta é a 5ª vez que os índios são assediados pelos peões, desde o dia 4. Na primeira, no dia 6, os peões ameaçaram as famílias e, após a chegada da PF, houve um acordo entre os grupos.

Porém, os capangas voltaram a atacar poucos dias depois.

http://www.campogrande.news.com.br/canais/view/?canal=8&id=307509
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source