From Indigenous Peoples in Brazil

News

MPF/PE discute ocupação de terras por tribo indígena

16/11/2010

Fonte: MPF PE - http://noticias.pgr.mpf.gov.br/



Objetivo de reunião realizada foi de tentar solucionar o impasse de terras ocupadas pelos Truká e agricultores da Associação Fonte da Vida

O Ministério Público Federal em Petrolina (PE) promoveu reunião, no último dia 11, com representantes da Fundação Nacional do Índio (Funai) de Paulo Afonso (BA), da Associação Fonte de Vida e da tribo indígena Truká. O objetivo do encontro foi tentar solucionar o impasse de terras ocupadas pelos trukás, que atualmente compartilham áreas pertencentes à Associação Fonte de Vida, em Sobradinho (BA).

Até que a Funai providencie terras exclusivas para os índios, a fim de desenvolver sua cultura imemorial, como forma de solucionar o impasse, o MPF propôs à associação tolerar a permanência dos indígenas numa área sem cultivo, num campo do seu próprio terreno, desocupando o espaço destinado à construção de oito casas dos associados, cujo material foi obtido por financiamento público (BNDES).

Em troca, a Funai deveria providenciar a estrutura necessária para a rede de irrigação da terra destinada aos índios (de custo próximo a R$ 20 mil), regularizar o fornecimento de cestas básicas e adquirir uma bomba d'água para possibilitar a irrigação, entre outras obrigações. Entretanto, a Funai não forneceu o material para viabilizar o projeto de irrigação, além de também não ter cumprido outros compromissos firmados. Além disso, os índios também não saíram da área que tinham prometido, e a Associação, ante o pacto quebrado, afirmou que não mais colaborará para o convívio harmônico com os índios.

O impasse das terras ocupadas pelos trukás é objeto de inquérito civil público instaurado pelo MPF para apurar a questão. Como o posicionamento da Funai sobre o tema não foi satisfatório, o procurador da República Alfredo Carlos Gonzaga Falcão Jr., que acompanha o caso, irá tomar as medidas judiciais cabíveis contra a autarquia, seja para buscar uma solução temporária relativa ao caso, seja para garantir a aquisição de terras definitivas aos indígenas nas áreas sondadas em Sento Sé (BA).

Procedimento administrativo n: 1.26.006.000013/2006-61

http://noticias.pgr.mpf.gov.br/noticias/noticias-do-site/copy_of_indios-e-minorias/mpf-pe-discute-ocupacao-de-terras-por-tribo-indigena
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source