From Indigenous Peoples in Brazil

News

Índios fazem acordo e soltam reféns em MS

03/10/2003

Autor: (João Naves de Oliveira, especial para o Estado)

Fonte: Estado de S. Paulo-São Paulo-SP



Depois de três dias de protestos, índios guaranis-kaiowás libertaram dois reféns que mantinham desde quarta-feira cedo e fecharam acordo com o procurador da República em Dourados (MS), Charlie Stevan da Mota Pessoa, e o prefeito de Juti, Neri Compagnoni. Pelo acordo, o prefeito se comprometeu a construir uma nova casa de reza na Aldeia Jarara.

Os protestos começaram depois que um incêndio destruiu a casa de reza da aldeia na segunda-feira. Na quarta, os índios fizeram reféns o administrador da Fundação Nacional do Índio (Funai) em Dourados, Jonas Rosa, e o responsável pelo posto em Juti, José Nairton. Ontem, bloquearam a estrada entre Juti e Amambai e todos os acessos do Assentamento Guanabara. As manifestações só terminaram quando foi assinado o acordo.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source