From Indigenous Peoples in Brazil

News

Campinápolis pede 'socorro' para conter mortalidade infantil indígena

12/01/2011

Autor: Ronaldo Couto

Fonte: Olhar Direto - http://www.olhardireto.com.br/



O município de Campinápolis, a 700 km de Cuiabá, resolveu pedir ajuda da Secretaria Estadual de Saúde no sentido de pressionar o governo federal, através da Secretaria Especial da Saúde Indígena (Sesai) em função da mortalidade infantil dentro das aldeias xavantes.

De acordo com números oficiais, foram 37 crianças de zero a cinco anos que morreram em 2010. A situação é insustentável por conta da falta de viaturas e servidores para atuarem na saúde indígena.

Um documento relatando essa situação já foi encaminhado ao secretário de saúde, Pedro Henry, em nome do município de Campinápolis, onde vivem quase 6 mil índios xavantes. São 105 aldeias na reserva Parabubure. O ofício foi assinado pelo secretário municipal de Saúde, João Ailton Barbosa.

As mortes chamaram atenção da mídia em todo país com várias indagações sobre as condições da saúde indígena em MT, como se está faltando recursos financeiros ou existe falha na gestão destes recursos. Funcionários e até mesmo caciques admitem que faltam viaturas e funcionários para atender a saúde indígena no Araguaia.

Os recursos para aquisição de remédios e serviços aos índios são repassados por intermédio de prefeituras e ongs. Um cacique teme que a falha esteja neste trâmite. Essa liderança lembrou o caso da ong Gangazumba, que não conseguiu cumprir o contrato e deixou salários atrasados para servidores e fornecedores a pagar.

A morte mais recente foi de uma menina de 5 anos, que faleceu no hospital de Barra do Garças com sintomas de uma virose ou dengue. A precariedade na alimentação estaria causando a desnutrição de algumas crianças.

http://www.olhardireto.com.br/noticias/exibir.asp?edt=25&id=152354
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source