From Indigenous Peoples in Brazil
News
Professoras Indígenas da UFGD escrevem sobre as possibilidades para a Educação
29/12/2010
Autor: Priscilla Peres
Fonte: Midiamax News - http://www.midiamax.com/
Professoras da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), publicaram dois capítulos no livro "Jogos e Culturas Indígenas: Possibilidades para a Educação Intercultural nas Escolas".
A professora Marina Vinha escreveu sobre "Jogo de tabuleiro como prática educativa intercultural" e Maria Aparecida Rezende publicou sobre a "Oficina de alfabetização para professores Xavante da Terra Indígena Pimentel Barbosa".
O livro foi publicado pela editora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e faz parte do projeto "Jogos Indígenas e Educação: Produção Material Educativo Sobre os Jogos dos Povos Indígenas do Brasil", desenvolvido com a Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), por meio do Núcleo de Estudos sobre Corpo, Educação e Cultura (COEDUC) - Rede CEDES/SNDEL (Secretaria Nacional de Desenvolvimento de Esporte e de Lazer).
O material é uma coletânea de sete capítulos que traz saberes e práticas tradicionais de mais de vinte grupos, sendo que a maioria dos jogos são descritos por professores indígenas, alguns como co-autores dos capítulos, que fizeram suas formações acadêmicas no Mato Grosso, no Acre, no Amazonas e no Mato Grosso do Sul.
A obra é um material didático primoroso para o trabalho com a temática indígena na escola, mas também para que, nas escolas indígenas de todo o Brasil, os professores indígenas possam recorrer aos saberes e práticas de outros povos para promover a Educação Intercultural.
http://www.midiamax.com/noticias/735353-professoras+indigenas+ufgd+escrevem+sobre+possibilidades+para+educacao.html
A professora Marina Vinha escreveu sobre "Jogo de tabuleiro como prática educativa intercultural" e Maria Aparecida Rezende publicou sobre a "Oficina de alfabetização para professores Xavante da Terra Indígena Pimentel Barbosa".
O livro foi publicado pela editora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e faz parte do projeto "Jogos Indígenas e Educação: Produção Material Educativo Sobre os Jogos dos Povos Indígenas do Brasil", desenvolvido com a Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), por meio do Núcleo de Estudos sobre Corpo, Educação e Cultura (COEDUC) - Rede CEDES/SNDEL (Secretaria Nacional de Desenvolvimento de Esporte e de Lazer).
O material é uma coletânea de sete capítulos que traz saberes e práticas tradicionais de mais de vinte grupos, sendo que a maioria dos jogos são descritos por professores indígenas, alguns como co-autores dos capítulos, que fizeram suas formações acadêmicas no Mato Grosso, no Acre, no Amazonas e no Mato Grosso do Sul.
A obra é um material didático primoroso para o trabalho com a temática indígena na escola, mas também para que, nas escolas indígenas de todo o Brasil, os professores indígenas possam recorrer aos saberes e práticas de outros povos para promover a Educação Intercultural.
http://www.midiamax.com/noticias/735353-professoras+indigenas+ufgd+escrevem+sobre+possibilidades+para+educacao.html
The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source