From Indigenous Peoples in Brazil

News

Caiovás são acusados de roubo

27/01/2004

Fonte: Correio do Povo-Porto Alegre-RS



Fazendeiros do Mato Grosso do Sul denunciaram ontem que os índios Caiovás-guaranis, que invadiram 14 fazendas na região desde dezembro, estão trocando gado roubado por armas no Paraguai. Segundo o presidente do Movimento Nacional dos Produtores, João Bosco Leal, comerciantes de Paloma, no país vizinho, estariam dispostos a ajudar as autoridades brasileiras a prender os responsáveis pelo roubo.

Para aumentar a polêmica sobre a questão da legitimidade das terras invadidas, os antropólogos Rubens Tomás de Almeida e Fábio Mura entregaram ontem um estudo à Funai segundo o qual as propriedades rurais que os Caiovás-guaranis ocupam ao redor da reserva Porto Lindo pertencem de fato aos seus antepassados. Os dois antropólogos realizaram o estudo por encomenda da Funai para saber se há fundamento na reivindicação de ampliação da reserva. Rubens Almeida e Fábio Mura foram recebidos pelo presidente da Funai, Mércio Pereira Gomes. Após analisar preliminarmente o relatório, Gomes disse que o docimento 'parece sólido e tudo indica que a fundação vai acatá-lo'. Segundo ele, a situação se encaminha para uma solução e os índios admitem desocupar a área, mas esperam por nova manifestação da Justiça.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source