From Indigenous Peoples in Brazil

Notícias

Funai e MPI visitam centro de referência em saúde indígena na região de Surucucu na Terra Indígena Yanomami

13/08/2025

Fonte: MPF - https://www.gov.br



A presença do Governo Federal na Terra Indígena Yanomami é uma realidade concreta e de constante acompanhamento das ações que vêm sendo realizadas para atender a emergência humanitária e também para resgatar a dignidade dos povos dessa região. Nesse sentido, a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) acompanhou a visita do Ministério dos Povos Indígenas (MPI) à comunidade indígena Surucucu, local onde está sendo construído o Centro de Referência em Saúde Indígena.

A visita ocorreu na segunda-feira (11) com a presença da presidenta da Funai, Joenia Wapichana, da ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, do secretário nacional de Direitos Territoriais Indígenas do MPI, Marcos Kaingang, e do coordenador do Distrito Sanitário Especial Indígena Yanomami (Dsei-Y), Maurício Ye'kwana.

A comitiva visitou as instalações do Centro de Referência, construído para fornecer assistência a mais de 10 mil indígenas em 60 comunidades indígenas no território. Quase concluída, a obra faz parte de um acordo de cooperação com a Central Única das Favelas (CUFA) e uma entidade não governamental alemã.

Acompanhada do líder indígena Waihiri Hekurari Yanomami, a comitiva reforçou a ação concreta do Governo Federal de marcar presença no território Yanomami. A ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, reforçou a iniciativa.

"A gente veio aqui em uma visita, que já é parte da visita feita de forma periódica das ações que são realizadas no território Yanomami. Visitamos o Centro de Referência que está sendo construído em Surucucu para poder garantir um atendimento com mais dignidade para o povo Yanomami e Ye'kwana como eles merecem", destacou a ministra.

Desde o início da emergência humanitária, a Funai vem desenvolvendo ações no território nas áreas de proteção territorial, social, segurança alimentar e ambiental, além do acompanhamento na educação e saúde.

Governo Federal atua para garantir soberania alimentar e devolver autonomia aos povos indígenas do território Yanomami

A presidenta Joenia também reforçou a presença do Governo Federal no território Yanomami. "O Governo Federal está presente na terra indígena. Reduzimos 98% do garimpo ilegal. Agora estamos fazendo a política da reconstrução da segurança nutricional, social e da restauração ecológica, resgatando a dignidade dos povos nas ações de saúde e educação. É justamente essas ações que reúnem os diferentes ministérios em uma ação coletiva com a participação do próprio povo Yanomami", destacou.

A comitiva do MPI e da Funai também visitou o Centro de Atendimento dos Direitos Humanos Yanomami Ye'kwana. Nesta semana, a delegação cumpre agenda em Roraima e participa da edição Roraima do Ciclo COParente, realizada nos dias 12 e 13, no Centro Regional Lago Caracaranã, na terra indígena Raposa Serra do Sol, município de Normandia. A edição é preparatória para a Conferência das Nações de Mudanças Climáticas (COP-30).

https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2025/funai-e-mpi-visitam-centro-de-referencia-em-saude-indigena-na-regiao-de-surucucu-na-terra-indigena-yanomami
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.