From Indigenous Peoples in Brazil

News

Índios: Waldir Neves recorre ao STF para instalar CPI

13/12/2007

Fonte: Campo Grande News



O deputado federal Waldir Neves e seu colega Sebastião Madeira recorreram, com mandado de segurança, ao Supremo Tribunal Federal (STF) para obrigar a Câmara instalar a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as causas, conseqüências e responsáveis pela morte de crianças indígenas por subnutrição de 2005 a 2007.

Em 2005, 21 crianças índias morreram vítimas da desnutrição em Mato Grosso do Sul. Na época, uma comissão da Câmara reconhece que a responsabilidade pela fome dos indiozinhos foi a ausência do Estado.

Waldir lembra que o presidente da Câmara dos Deputados reconheceu a necessidade de criação da CPI e, em 15 de outubro deste ano, designou deputados indicados pelas respectivas lideranças partidárias para compô-la, convocando inclusive uma reunião para a instalação e eleição do respectivo presidente. Porém, segundo "a reunião ainda não aconteceu e nenhuma providência foi tomada pela Mesa da Casa para a efetiva instalação da comissão".

No mandado de segurança, os deputados dizem que a autoridade competente para a marcação da reunião de instalação de CPI é o presidente da Casa. "Não instalar a CPI que ele próprio reconheceu necessária resulta em comprometer a própria democracia", afirmam.

Para os deputados, os requisitos necessários e suficientes para a instalação da CPI foram cumpridos. "Os impetrantes têm direito a concorrer a uma das vagas da CPI, todavia, não podem exercê-lo em virtude do descaso da Mesa da Câmara dos Deputados sobre o assunto", salientam os advogados dos parlamentares.

Dessa forma, os impetrantes pretendem que seja determinada pelo STF a imediata instalação e o efetivo funcionamento da Comissão Parlamentar de Inquérito. O relator é o ministro Gilmar Mendes.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source