From Indigenous Peoples in Brazil

Noticias

Corpo de índio foi enterrado na aldeia Porto Lindo

03/02/2004

Autor: Maristela Brunetto

Fonte: Campo Grande News-Campo Grande-MS



O corpo do índio Vitorino Vassoaldo, morto na tarde de ontem, acidentalmente, durante tentativa de abate de um bovino na fazenda São Jorge, em Japorã, foi levado no fim da tarde de ontem para a aldeia Porto Lindo. Ele morreu na hora, ao ser atingido por um disparo no peito feito por outro indígena, Silvério, da aldeia Jaguapiré, que fica em Tacuru, na região.
O tenente da PM de Japorã Eugênio Leite contou que os índios levaram o corpo à aldeia e depois acionaram a polícia. A necropsia foi feita em Iguatemi e no fim da tarde, por volta de 17h, o corpo foi liberado.
Vassoaldo tinha 33 anos, era casado e tinha cinco filhos. Ele participava da ocupação de 14 fazendas por guarani-caiuás na região. Elas somam 7,8 mil hectares que os índios cobram demarcação para ampliar a Porto Lindo, que tem 1,6 mil hectares.
Conforme Leite, Vassoaldo ajudava outros índios a "cercar" uma vaca para que fosse abatida a tiros por Silvério, que efetuou dois disparos, um acabou acertando o índio. O animal não foi abatido.
Os índios tentaram deter Silvério, que teria se escondido em uma mata. A espingarda não foi encontrada.
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.