From Indigenous Peoples in Brazil

News

Índios ficarão acampados nas três maiores fazendas

05/02/2004

Autor: Maristela Brunetto

Fonte: Campo Grande News-Campo Grande-MS



Intenção de índios é permanecer acampados nas três maiores fazendas


Os guarani-caiuás ficarão acampados nas três maiores fazendas em Japorã. Eles decidiram montar acampamento de lona em uma das margens do rio Iguatemi para esperar uma solução à reivindicação de ampliação da aldeia Porto Lindo.
O acampamento já começaria a ser montado, ao mesmo tempo em que os índios prometem sair das outras 11 fazendas ocupadas por eles desde o final de dezembro. Eles iriam à pé mesmo, uma vez que a aldeia fica perto das fazendas.
O procurador da Funai em Amambai, Luiz César Azambuja, que participou da conversa com os índios ontem, explicou que os guarani-caiuás prometem uma convivência pacífica com os donos das áreas, sem prejudicar o ritmo de produção nas fazendas.
De início, os índios queriam ficar em duas fazendas, como foi acordado em reunião com o presidente da Funai, Mércio Pereira Gomes, que esteve em Tacuru, na aldeia Jaguapiré, na sexta-feira passada. Mas ontem, as lideranças, que são três grupos, decidiram incluir outra fazenda. Estava prevista a permanência na Remanso Guaçu e na São Jorge, agora também é apontada a Paloma.
Azambuja disse que os índios reconhecem que os donos não são obrigados a aceitar acordo. Mesmo assim, a intenção deles será informada ao TRF3 (Tribunal Regional Federal), que já proferiu três decisões apontando uma saída negociada para o caso.
A informação é de que o procurador da República em Dourados, Charles Pessoa, tentaria uma conversa com os fazendeiros nesta manhã para tentar uma conciliação.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source