De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Materiais de apoio para organizações indígenas

Formas de organização, administração e gestão

Formas de organização: associação, fundação, cooperativa, empresa. ISA, 2002.

[Formas de organização: associação, fundação, cooperativa, empresa]

O Objetivo deste trabalho é explicar em linguagem simples as diversas formas de organização que a lei prevê, facilitando a mobilização dos povos indígenas em defesa de seus direitos.
Manual para administração de organizações indígenas. ISA, 2002.

[Manual para administração de organizações indígenas]

Manual didático para apoiar o trabalho de administração das associações indígenas no Brasil
Recomendações para Boas Práticas de Gestão Administrativa e Financeira de Pequenos Projetos. Andréa Lobo, Cristiane de Azevedo, Fábio Vaz Ribeiro de Almeida, et al (Orgs). Brasília: 2011. Realização: Instituto Sociedade, População e Natureza – ISPN.

[Recomendações para boas práticas de gestão administrativa e financeira de pequenos projetos]

Tem como público-alvo as organizações que estão iniciando sua experiência com projetos que recebem apoio financeiro de fontes governamentais e/ou de doadores nacionais ou internacionais. A publicação traz orientações práticas e exemplos didáticos sobre o planejamento, gestão e prestação de contas de pequenos projetos.
Associação é para fazer juntos / José Strabeli. – Brasília : Instituto
				Internacional de Educação do Brasil, 2011.

[Associação é para fazer juntos]

Trata dos processos e exigências para a criação de uma associação, ferramentas de diagnóstico participativo, planejamento, elaboração e execução de projetos, gestão administrativa e financeira, além de possíveis problemas enfrentados pelas associações nessa trajetória.


Produção e comercialização

2ª edição do Caderno de Normas Fiscais, Sanitárias e Ambientais

[2ª edição do Caderno de Normas Fiscais, Sanitárias e Ambientais]

Informações sistematizadas para a regularização jurídica, fiscal, ambiental e sanitária de agroindústrias de gestão familiar e comunitária.
Entraves Regulatórios na Produção Agroextrativista. ISPN.

[Entraves Regulatórios na Produção Agroextrativista]

A publicação classifica 12 temas principais que devem ser trabalhados para desburocratizar e apoiar a produção artesanal, familiar e comunitária. Em cada tema, foram identificados entraves e possíveis soluções. Ao todo foram descritas 105 propostas para a superação dos diferentes gargalos.
Como Participar em uma Rodada de Negócios: sugestões para as comunidades e associações. IEB.

[Como Participar em uma Rodada de Negócios: sugestões para as comunidades e associações]

Apresentada pelos personagens Simone e Francisco a publicação inclui informações básicas sobre o que é uma rodada de negócio, como preparar para uma rodada de negócio, o que vai encontrar em uma rodada de negócio, e como encerrar o seu encontro em uma rodada de negócio.
Fique Legal: Seus Negócios e Tributos - Vol.1 IEB.

[Fique Legal: Seus Negócios e Tributos - Vol.1]

Tem o objetivo de esclarecer às comunidades e aos pequenos produtores todos os processos e tributos a serem pagos na hora de iniciar um negócio. Além disso, nela o leitor encontrará orientações valiosas para se organizar ao realizar atividades comerciais e se informar de como os principais tributos podem afetar a vida e os negócios de quem não planeja adequadamente uma atividade econômica.


Elaboração de projetos


Governança e gestão territorial

Contribuição de organizações de base territorial para a governança socioambiental. IEB.

[Contribuição de organizações de base territorial para a governança socioambiental]

A proposta desta publicação é promover a reflexão sobre a questão da atuação das organizações de base local para assumir a governança socioambiental de determinado território.
Entendendo a PNGATI. Funai, 2014.

[Entendendo a PNGATI]

Tem como objetivo apresentar, em uma linguagem acessível, a Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas – PNGATI, trazendo exemplos de iniciativas e experiências desenvolvidas em conjunto por povos indígenas, o Estado brasileiro e instituições e organizações parceiras.


Direitos indígenas

Exemplos de documentos

Estatutos

Atas

Veja também

Lista de organizações indígenas

Sites indígenas