Onde estão?
Os povos indígenas contemporâneos estão espalhados por todo o território brasileiro e vários desses povos também habitam países vizinhos.
No Brasil, as comunidades indígenas vivem tanto em terras coletivas – demarcadas pelo governo federal para seu usufruto exclusivo –, quanto em outros contextos territoriais, como cidades e áreas ainda não demarcadas. As chamadas Terras Indígenas (TIs) somam, hoje, 809 áreas, a maior parte delas na Amazônia Legal.
O reconhecimento das Terras Indígenas por parte do Estado (processo de demarcação) é um capítulo ainda não encerrado da história brasileira. Muitas delas estão demarcadas e contam com registros em cartórios, outras estão em fase de reconhecimento; há, também, áreas indígenas sem nenhuma regularização. Além disso, diversas TIs estão envolvidas em conflitos fundiários e polêmicas judiciais.
Segundo o Censo IBGE de 2022, a população indígena no Brasil é atualmente de 1.693.535 pessoas, das quais 689.532 vivem em Terras Indígenas já declaradas ou homologadas.
Isso representa aproximadamente 20% a mais do que o registrado no Censo de 2010, mas muito menos do que a maior parte dessa população – cerca de 60% do total, que ainda luta pelo reconhecimento oficial de suas terras e/ou vive em outros contextos, como o urbano.
Quem vive onde
Para saber em quais estados estão os diferentes povos, pesquise abaixo:
