De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Índios liberam reféns no Pará

29/09/2000

Autor: Nicolau Farah

Fonte: Jornal do Brasil (Rio de Janeiro - RJ)



Documentos anexos


Os 40 agentes do Ibama, da Polícia Federal e da Funai, que estavam retidos pelos índios em uma aldeia Kayapó, no sul do Pará, foram libertados. Eles faziam parte da Operação Xingu e fiscalizavam a retirada de mogno ilegal da terra indígena.

A Operação Xingu não foi bem sucedida. Os fiscais tiveram que acatar aos desejos dos Kaypó de ficarem com a madeira. Os índios alegam que a madeira é de propriedade deles e que os não índios não deveriam interferir no caso.

O Kayapó Megaron Txucarramãe, que pertence a outra terra indígena e subgrupo Kayapó, diz que os índios nunca precisaram explorar comercialmente recursos naturais para sobreviverem. Para ele, se o governo, retornasse para os índios, de alguma forma, uma parte do dinheiro arrecadado com o leilão das madeiras apreendia, a situação seria diferente.

A Operação Xingu corre o risco de não surtir impacto com os madeireiros. Até o momento nenhum foi presso.
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.