De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Artesanato de Roraima será exposto e comercializado em SP

22/06/2011

Fonte: Agência Roraimense de Notícias - http://www.portal.rr.gov.br/



Mais de três mil peças confeccionadas pelos artesãos indígenas de Roraima serão expostas e comercializadas no Salão Nacional de Turismo, que acontece em São Paulo (SP) entre os dias 13 e 17 de julho. O objetivo é gerar renda e reconhecimento para mais de 200 artesãos beneficiados pelo Programa de Artesanato de Roraima (PAR), da Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes).

O estande da Setrabes fará parte do espaço Vitrine Brasil, expondo peças feitas de palha como cestos, utensílios domésticos e artigos de decoração, além de adornos, como brincos e colares feitos de sementes. O valor de comercialização varia entre R$5,00 e R$260,00.

As peças foram confeccionadas por artesãos das etnias Macuxi, WaiWai, Ingaricó, Wapixana, Tawrepang, Ye'kuana e Yanomami. Este ano, o artesão Lázaro Louredo, da etnia Tawrepang, será o representante da categoria no evento e terá a chance de divulgar um pouco do trabalho realizado no estado.

A prestação de contas das peças catalogadas ocorre logo após o final do evento, quando o Programa de Artesanato devolve o lucro obtido aos artesãos. No último ano, as vendas no estande de Roraima atingiram o valor de 22 mil reais, com a comercialização de mais de duas mil peças.


http://www.portal.rr.gov.br/arn/index.php?option=com_content&task=view&id=7456&Itemid=1
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.