De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Povo Wajãpi será premiado por Gilberto Gil

01/12/2003

Fonte: Site da Funai



O povo Wajãpi receberá mais um prêmio pela Arte Kusiwa, tradição de sua cultura, praticada todos os dias. Os índios Jwa Puru e Kumaré representarão o povo Wajãpi e receberão das mãos do ministro da Cultura, Gilberto Gil, o certificado de Obra-Prima do Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade, conferido para a sua Arte Kusiwa. A cerimônia será amanhã (02), às 14h30, no auditório do Ministério da Cultura. O título foi concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), no dia 07 de novembro deste ano, em Paris.

A Arte Kusiwa - pintura corporal e arte gráfica Wajãpi já foi reconhecida como Bem Cultural de Natureza Imaterial, tendo sua inscrição, em dezembro de 2002, sido a primeira no Livro de Registro das Formas de Expressão do Patrimônio Cultural brasileiro. O Museu do Índio, órgão ligado à Fundação Nacional do Índio (Funai), difundiu a arte dos Wajãpi no livro Kusiwa: Pintura Corporal e Arte Gráfica dos Wajãpi, com pesquisa e texto de Dominique Gallois, publicado no ano passado. O diretor do Museu do Índio, José Carlos Levinho estará em Brasília para acompanhar os dois representantes Wajápi.

Os índios Wajãpi, um povo de língua e tradição cultural tupi-guarani, vivem no Estado do Amapá, numa região de serras e florestas. Sua terra foi demarcada e homologada em 1996. São 550 pessoas, distribuídas entre 40 aldeias e está situada próximo ao Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque. A Arte Kusiwa é mais do que uma tradição. É a sua forma de expressão cultural. Os padrões gráficos, com infinitas combinações, são utilizados pelo grupo indígena em pintura corporal, em trançados e em decoração de artefatos. E os traços, que representam animais (peixe, pássaro, borboleta, cobra, jacaré,jabuti etc.) e objetos de uso cotidiano, são feitos com tintas em cuja composição estão sementes de urucum, gordura de macaco, suco de jenipapo verde e resinas perfumadas.
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.