De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Secretário se reune com tupinambás para negociar demarcação de terras em Buerarema

11/04/2011

Fonte: Correio (BA) - http://www.correio24horas.com.br/



O secretário também se reuniu com pequenos agricultores e suas entidades representativas

O povo Tupinambá da Serra do Padeiro, em Buerarema, a 450 km de Salvador, preparou um café da manhã típico e recebeu o secretario da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Almiro Sena, com danças tradicionais para iniciar as negociações na comunidade sobre a demarcação de terras consideradas áreas tradicionais pela Fundação Nacional do Índio (Funai).

As lideranças indígenas já haviam participado de três encontros com o secretário, em Salvador, mas insistiram na ida dele ao local para ouvir as situações difíceis enfrentadas, por causa da indefinição sobre a demarcação das terras, e da criminalização de lideranças indígenas.

O início do encontro, na última quinta-feira (7), foi marcado pelo relato do Cacique Babau sobre a história da presença indígena na região de Ilhéus e o processo de colonização do território brasileiro, marcado por violências contra os povos indígenas. Ele recordou o massacre do Cururupe, onde corpos enfileirados de indígenas foram estendidos por léguas de praia.

O cacique destacou a similaridade entre o atual processo de criminalização de lideranças indígenas com a perseguição ao líder Tupinambá, Caboclo Marcelino, entre 1910 a 1930, que liderou índios na região para defender o direito ao território e o reconhecimento da identidade indígena.

Cinco reuniões
Segundo o secretário, a questão envolvendo os índios Tupinambá e agricultores da região de Ilhéus, Buerarema e Una é uma das prioritárias.

Participaram do encontro representantes do Conselho Indigenista Missionário (Cimi/Regional de Itabuna), Comissão Pastoral da Terra (CPT), prefeito de Buerarema, Mardes Lima Monteiro de Almeida, e secretários municipais. Também compareceram representantes dos povos Tupinambá, de Ilhéus e Uma, e Pataxó Hã hã hãe.

O secretário também se reuniu com pequenos agricultores e suas entidades representativas e seu projeto consiste em promover o diálogo entre as partes interessadas. No processo de intermediação, foram realizadas cinco reuniões no gabinete do secretário em Salvador - três com indígenas e duas com representantes dos agricultores e políticos.



http://www.correio24horas.com.br/noticias/detalhes/detalhes-1/artigo/secretario-se-reune-com-tupinambas-para-negociar-demarcacao-de-terras-em-buerarema/
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.