De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Mulheres Terena realizam primeiro encontro

26/12/2003

Fonte: Site da Funai



No dia 20 de dezembro passado, as mulheres Terena realizaram, na aldeia Lagoinha, o I Encontro de Mulheres Indígenas Terena, que reuniu 50 participantes das aldeias Imbirussu, Água Branca, Ipegue, Morrinho, Colônia Nova. O evento priorizou a participação feminina na criação de políticas públicas adequadas para a saúde, educação e demarcação de terras indígenas.
A iniciativa foi da Associação de Mulheres Indígenas Terena Urbana (AMINTU), com sede em Campo Grande, com o apoio da Funai (Coordenação Geral de Defesa dos Direitos Indígenas-CGDDI e Administração Executiva de Campo Grande/MS - AER) e da Coordenação de Políticas Públicas da Mulher, em Campo Grande/MS.


De acordo com a presidente do Conselho Nacional da Mulher (Conami), Miriam Terena, o encontro definiu também a participação das mulheres nas conferências locais, a realizarem-se a partir de janeiro próximo, para a preparação da Conferência Nacional da Mulher Brasileira, prevista para junho de 2004. Miriam enfatizou que a proposta é buscar nas aldeias as representantes legítimas para as conferências locais e, posteriormente, para a nacional e viabilizar o amplo debate sobre o papel da mulher indígena na sociedade brasileira. "Queremos possibilitar a organização das mulheres Terena das aldeias nas discussões do pensamento de políticas públicas adequadas. Este foi o primeiro encontro. A partir de 2004, realizaremos diversos outros para tirarmos uma posição coesa das mulheres Terena e podermos ter uma boa atuação na Conferência Nacional, concluiu Mirim Terena.
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.