De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Posseiros querem expulsar indígenas de terra demarcada

21/09/2011

Autor: Jorge Américo

Fonte: Radioagência NP - http://www.radioagencianp.com.br/



A Polícia Federal colocou fim em um confronto entre indígenas Kaiowá e produtores rurais, na região de Douradina (MS). A ação ocorreu nesta terça-feira (21), depois de homens armados tentarem desmanchar o acampamento no qual vivem 86 famílias. Mais de 300 indígenas ocupam a área desde o último dia 4 de setembro. Aproximadamente 70 crianças estão no local.

Embora os invasores garantam ser donos dessas terras, a professora Efigenia Hirto João garante que elas pertencem aos Kaiowá e foram demarcadas no ano de 1971. Ainda segundo Efigenia, diariamente ocorrem casos de violência física e verbal, inclusive contra mulheres e crianças que são intimidadas com explosões de fogos de artifício.

"Quando a Polícia Federal chegou, ainda conseguiu tirar armas e foguetes e parece que até pacote de droga. A Polícia Federal teve a mesma conversa do primeiro dia de confronto. Disseram que não vão mais nos atacar, fizeram acordo, mas o meu medo é que eles ataquem de novo que assim que a Polícia sair. Agora não podemos pescar nem trabalhar, pois eles [invasores] estão bravos com a gente."

O Conselho Indigenista Missionnário (Cimi) informou que já entrou em contato com o Ministério da Justiça, em Brasília (DF), para cobrar providências. Oficialmente, nenhum dos "proprietários" pediu reintegração de posse. Cerca de dois mil hectares de terra estão em disputa.


http://www.radioagencianp.com.br/9121-posseiros-querem-expulsar-indigenas-de-terra-demarcada
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.