De Povos Indígenas no Brasil

Notícias

Índios Guarani Mbyá ganham posto de saúde no Rio de Janeiro

27/01/2004

Autor: (Ana Paula de Souza)

Fonte: Site da Funai



Os índios Guarani Mbyá, da aldeia Parati-Mirim, localizada no município de Parati (RJ), inauguraram na última sexta-feira (19) o posto de saúde indígena para atender a comunidade. O posto de saúde, construído dentro da aldeia, vai beneficiar 147 Guarani que vivem no local.

Segundo o chefe de posto da Funai em Parati, Cristino Cabreira Machado, há vários anos os índios cobravam a construção do posto, junto à Fundação Nacional de Saúde (Funasa). A infra-estrutura do posto foi elaborada a partir de reuniões entre os índios e o pessoal da Funasa. "Com a construção do posto o atendimento dentro da aldeia será viabilizado e de melhor qualidade", afirmou o chefe de posto.

Para atender a comunidade, o posto conta com profissionais especialmente treinados para atender às demandas da aldeia. Um médico, um enfermeiro, um odontólogo, dois auxiliares de enfermagem e quatro Agentes Indígenas de Saúde (AIS) compõem a equipe.

A unidade vai realizar diversas atividades de tratamento e prevenção de doenças, desde o acompanhamento de gestantes ao atendimento de enfermidades freqüentes, como infecção respiratória aguda, diarréia e doenças crônicas. Também serão oferecidos serviços de primeiros socorros, imunização, vacinação, educação sanitária e vigilância epidemiológica e nutricional.
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.