De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

Bancada vai pressionar Funai

22/09/2011

Autor: Ane Furtado

Fonte: Diário do Nordeste - http://diariodonordeste.globo.com



A bancada cearense no Congresso se reuniu na tarde de ontem com o governador do Estado, Cid Gomes, para tratar das prioridades para a apresentação de emendas ao Orçamento Geral da União 2012. Os deputados e senadores cearenses aproveitaram o encontro para debater assuntos de interesse dos parlamentares e principalmente cobrar do governador um acompanhamento dos projetos estruturantes do Estado. O principal resultado da reunião foi a definição de que a bancada vai se reunir no próximo dia 27, terça-feira, com o presidente da Funai (Fundação Nacional do Índio), Marcio Moreira, para tentar acelerar o estudo que identificará as terras dos índios Anacé, culminando na liberação do terreno onde será construída a refinaria da Petrobras no Ceará.

"Estive no dia 12 de setembro com o diretor de abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, e ele me informou que esse é um dos últimos entraves para o início das obras da refinaria. De posse desta informação, marquei uma audiência com o presidente da Funai e agora toda a bancada vai trabalhar para agilizar isso", afirmou o deputado Danilo Forte (PMDB-CE).


Atraso

A primeira parte da licença do terreno da Refinaria já foi liberada, no entanto, uma tribo indígena, considerada extinta há mais de 10 anos, reclama agora a posse do terreno. Caso a bancada não consiga agilizar o processo, a segunda parte da licença só sairá no segundo semestre de 2012, o que atrasará em um ano o início das obras.

De acordo com a assessoria do governador, no encontro com a bancada, entre os projetos apresentados por Cid Gomes está o Cinturão das Águas do Ceará (CAC). O projeto compreende um sistema de canais que circulará o Estado por meio de gravidade e deve ser contemplado pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 2.

Outro projeto apresentado durante a reunião foi o de ampliação do Porto do Pecém. Também foram debatidos os projetos do Arco Metropolitano, que partirá da rodovia BR-116, no município de Chorozinho, até a BR-222, próximo ao Pecém.



http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1045377
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source