De Povos Indígenas no Brasil

Noticias

Índios aprisionam médico do instituto Evandro Chagas em Feijó

26/03/2012

Fonte: Agência Contil Net - http://www.contilnet.com.br/



Os índios de duas aldeias estão pedindo a presença do presidente da Fephac, Ninawá Honi Kui para negociar. Ele embarcou na tarde deste sábado rumo às aldeias do Envira.


O médico Marcos Mota, do Instituto Evandro Chagas, que chegou ao Acre na última terça-feira (20) para visitar algumas comunidades indígenas localizadas no rio Envira, no município de Feijó, foi preso nesta sexta-feira (23) na aldeia Paroá, localizada no rio Envira.

De acordo com informações repassadas por pessoas do movimento indígenas ligadas a Federação do Povo Huni Kui do Acre (Fephac), os índios exigiram a presença do presidente desta entidade, Ninawá Huni Kui para conversar sobre a libertação de Mota.

Ninawá embarcou na tarde deste sábado rumo às aldeias do Envira. Com ele também foram Aldenira Cunha e Alcirene, que estão em Feijó desde o início desta semana tentando resolver a situação de calamidades que vivem os indígenas do município.

Por telefone, ele disse há pouco a Agência ContilNet que o médico foi preso por um grupo de índios que estavam alcoolizados. Ninawá está neste momento junto com o médico Marcos Mota e outras lideranças indígenas em um barco, cujo motor pifou no meio do rio Envira. Ele está tentando fazer contato com o prefeito Dindim Pinheiro para pedir ajuda.

"O doutor Marcos está retornando para a cidade de Feijó junto com a nossa equipe, mas infelizmente o motor do barco pifou e estamos tentando falar com as autoridades do município para nos enviar ajudar", disse Ninawá, que garantiu ainda que o médico está tranqüilo e que o movimento é pacífico.



http://www.contilnet.com.br/Conteudo.aspx?ConteudoID=17072
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.