De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Funai desmente ameaça de guerra dos waimiri-atroari que protestam contra ponte

03/01/1974

Fonte: Jornal do Brasil (Rio de Janeiro-RJ)



Documentos anexos


A Funai desmentiu, em nota oficial, que os índios Waimiri-Atroari estejam se preparando para guerra, informando que, ao contrário, há tranquilidade na área indígena. Apesar disso, notícias não-oficiais informam que cerca de 250 indígenas, insatisfeitos com a construção de uma ponte que os prejudicaria na oesca, evacuaram mulheres e crianças da aldeia e ergueram paliçadas em volta do local, sinal característicos de levante. Estranhou-se ainda na nota da Funai a referência a uma troca forçada de presentes, que não é costume deste grupo. A notícia também traz informações sobre os índios Xavante, que voltaram a reclamar a demarcação de suas terras e ameaçam atacar fazendas situadas na área. Além disso, a Funai receberá do Governo de Minas uma área de 10 mil hectares no Vale São Francisco para 3 mil índios Xakriabá, que lá vivem. Também será entregue a escritura da Fazenda Guarani, onde será instalado o posto indígena Krenak-Guarani. Na Bahia, a presidência da Funai manterá contato com o Governo e a Universidade para realização de um trabalho conjunto de assentamento em Porto Seguro dos índios Pataxó.
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.