De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Indígenas ganham posto médico

23/03/2004

Fonte: Estadão do Norte-Porto Velho-RO



Foi inaugurado no último sábado, 20 pela Prefeitura de Ji-Paraná e a Divisão de Saúde indígena da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), um posto de Saúde na aldeia "Paygap" dos índios Arara, mais conhecida como aldeia do Pedro Arara. A aldeia está localizada próximo ao distrito de Nova Colina, e tem uma população composta por onze famílias e um total de 60 habitantes.
Participaram da inauguração, o secretário municipal de Saúde, Antelmo Ferreira, o secretário municipal de Obras, Luiz Fernando Prettz, que representou o prefeito Leonirto Rodrigues, o cacique da aldeia, Pedro Arara, o Chefe do Pólo Base de Saúde Indígena da Funasa, Ivo da Silva, representantes da Funai, servidores municipais e representantes da imprensa.
O posto de saúde construído numa parceria entre a prefeitura e a Funasa, é todo em alvenaria e foi equipado com os equipamentos básicos para os atendimentos de rotina, como camas para consultas, balanças para controle de peso de crianças e adultos, sala de espera e banheiro. Os indígenas contam com um enfermeiro do PACS, 24 horas, pois o mesmo é indígena integrante daquela comunidade.
Ele realiza no local os procedimentos mais simples como a medicação de resfriados, diarréias e verminoses. Já quando surgem casos mais complexos, o posto encaminha os pacientes para a Casa do Índio (Casai) em Ji-Paraná, para providências junto à rede básica de Saúde. O cacique Pedro Arara, agradeceu o apoio da prefeitura e Funasa na construção do posto e disse que o seu povo recebe com alegria toda a ajuda que contribuir para que haja mais saúde e outras melhorias na aldeia.
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.