De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Cacique admite autoria de massacre

19/04/1999

Autor: Kátia Brasil

Fonte: O Estado de São Paulo



Documentos anexos


O cacique Mario Paruwe admite que participou, com 59 índios, do massacre de 12 pessoas da expedição do padre italiano Gionavi Calleri, em 1968. Paruwe desmente que o padre teria sido morto por ter irritado os índios ao pegar de volta presentes que tinha oferecido. "O padre chegou aqui atirando e depois quis nos amansar e catequisar, mas não aceitamos". Paruwe também contou os motivos que levaram seu povo a matar o sertanista Gilberto Pinto. "Gilberto foi confundido com um inimigo. Com a chegada da estrada veio muito bandida com metralhadora e muitas casas foram destruídas".
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.