De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Turismo próximo a Ponte Rio Negro estimula renda para índios

28/07/2012

Autor: Girlene Medeiros

Fonte: G1 - http://g1.globo.com/



15 indígenas vão participar de capacitação de planejamento turístico.
Segundo Seind, comunidade indígena deve trabalhar com ecoturismo.


A construção da Ponte Rio Negro estimulou o turismo da região das proximidades do local. Para planejar a atividade turística da localidade, 15 representantes indígenas do Amazonas vão se reunir na aldeia de Sahu-Apé, Km 32 da AM-070, a partir desta segunda-feira (30). A preparação deve envolver as comunidades na atuação da rentabilidade turística da localidade.

O planejamento é necessário porque o turismo deve aumentar e o impacto dessa atividade também. A previsão é do setor de etnodesenvolvimento da Secretaria de Estado para Povos Indígenas (Seind). Além dos Sateré-Mawé, a capacitação conta com a presença de representantes do povo Apurinã e Tikuna.

De acordo com o coordenador de etnodesenvolvimento da Seind, Cristiano Oliveira, o planejamento é realizado para minimizar as alterações provocadas pelo desenvolvimento da atividade turística. "Queremos preparar a comunidade indígena para trabalhar com ecoturismo e receber os turistas", explicou.

Apesar do impacto ambiental, o turismo deve contribuir com a geração de renda indígena. "Não é possível desenvolver turismo sem que haja transformações ambientais, sociais, culturais e econômicas em uma comunidade", disse a técnica de departamento de etnodesenvolvimento da secretaria, Rosa dos Anjos.



http://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2012/07/turismo-proximo-ponte-rio-negro-estimula-renda-para-indios-no-am.html
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.