De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Líderes indígenas fazem protesto em Ji-Paraná, RO, contra portaria 303

04/09/2012

Fonte: G1 - http://g1.globo.com/



Caracterizados e com flechas, cerca de 200 índios seguiram para a Funai.
Para as lideranças, portaria não é favorável ao povo indígena.


Cerca de 200 lideranças de povos indígenas se reuniram nesta terça-feira (4), em frente ao Sindicato dos Servidores Públicos Federais no Estado (Sindsef) de Rondônia, em Ji-Paraná, RO. Os índios protestam contra a portaria 303, que trata sobre a demarcação de terras indígenas. Caracterizados e com flechas, os índios seguiram para a sede da Fundação Nacional do Índio (Funai).

Para as lideranças, a portaria 303 não é favorável ao povo indígena. "Queremos a imediata revogação da portaria 303. Na próxima semana vamos trazer 500 lideranças pra fazer outra manifestação. Enquanto existir a portaria, vamos manifestar", diz Heitor Gavião, líder indígena.

Os índios pedem a anulação da portaria. De acordo com a Funai, caso seja aprovada, a medida concede direito de demarcação à Câmara Federal. A medida está suspensa até o fim de setembro.

Além dos povos araras, gavião e zoró, representantes do Ministério Público de Rondônia e da Funai também participam do protesto. Em Rondônia existem pelo menos 12 mil índios e, de acordo com líderes indígenas, a mudança nas demarcações de terras pode favorecer as invasões nos territórios.



http://g1.globo.com/ro/rondonia/noticia/2012/09/lideres-indigenas-fazem-protesto-em-ji-parana-ro-contra-portaria-303.html
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.