De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

Governo do Amazonas realiza curso de Manejo de Trilhas para incentivar o turismo em aldeias de Manacapuru

02/10/2012

Fonte: Portal Seind - http://portaldaseind.blogspot.com.br/



Teve início nesta segunda-feira (1o) em Manacapuru (a 84 quilômetros de Manaus), o curso Manejo de Trilhas para o Turismo em Terras Indígenas. A atividade faz parte do calendário de ações programadas pelo Governo do Amazonas para o segundo semestre deste ano, que estão focadas nos benefícios que a Ponte Rio Negro pode proporcionar, no campo do turismo, a cinco aldeias indígenas do município.

O curso é destinado a 15 integrantes das comunidades Jatuarana, Fortaleza do Patauá, São Francisco do Guiribé, São Francisco do Patauá e Sahu-Apé, que representam os povos Apurinã, Sateré-Mawé, Kambeba e Tikuna.

Até a próxima sexta-feira (5), os indígenas serão incentivados a trabalhar com o turismo e a encontrar meios para atrair o próprio turista às comunidades envolvidas, numa ação que faz parte das condicionantes indígenas para atendimento ao Programa de Compensação e Mitigação da Ponte sobre o Rio Negro.

O calendário de atividades começou em abril deste ano, com a disputa dos Jogos Indígenas de Manacapuru, mas prossegue durante todo o segundo semestre, com o objetivo de beneficiar aproximadamente 215 indígenas, de forma direta. Todas fazem parte da Câmara de número 3 do Comitê Gestor de Atuação Integrada entre o Governo do Amazonas e a Fundação Nacional do Índio (Funai), intitulada Melhoria da Qualidade de Vida dos Povos e Comunidades Indígenas. O comitê foi instalado em julho de 2011 e é formado por 52 instituições parceiras.

O trabalho em Manacapuru é desenvolvido por meio da parceria entre a Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind), o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), além de outras instituições como o Distrito Especial de Saúde Indígena (Dsei/Manaus), a própria Funai, organizações indígenas envolvidas e a Secretaria Municipal de Educação de Manacapuru (Semed). "A participação da Semed tem sido importante, principalmente na questão de logística para acesso aos locais", destacou o chefe do Departamento de Etnodesenvolvimento da Seind, Cristiano Oliveira, que participou da abertura dos trabalhos nesta segunda-feira, acompanhado do técnico do órgão, Cláudio Pequeno Apurinã.


Artesanato

Para a próxima semana, em São Francisco do Patauá, já estão programados os cursos "Revitalização das Práticas Tradicionais" e "Melhoria da Qualidade do Artesanato Indígena".


Ecoturismo

Na semana passada, entre os dias 24 e 28 de setembro, os indígenas foram beneficiados com o curso de Condutor de Ecoturismo, realizado no Centro Cultural da aldeia São Francisco do Patauá, que fica a uma hora e vinte minutos de Manacapuru.

Ministrado pela bacharel em Turismo Idânia Martins (Cetam), o curso procurou valorizar a cultura indígena e possibilitou que os participantes construíssem, de forma conjunta, as propostas de que precisam para incentivar o turismo dentro das cinco comunidades. Foram classificados os pontos fortes e fracos, tais como: parte social e cultural, educação, saúde, segurança, saneamento, forma de chegar à comunidade, evento, lazer, alimentação, informação turística, guia, envolvimento comunitário, o que a comunidade produz e pode ser vendido, atrativos naturais e culturais.



http://portaldaseind.blogspot.com.br/2012/10/governo-do-amazonas-realiza-curso-de.html
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source