De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Yupyranga vence título feminino indígena do Peladão 40 anos

26/11/2012

Fonte: A Crítica (AM) - http://acritica.uol.com.br/



O Yupyrungá conquistou, neste domingo (26), no campo da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), o título feminino indígena do Peladão 40 Anos com uma vitória de 3 a 0 sobre as meninas do Selvagens do Amazonas. Lideradas pelas irmãs Suzy, Valda, Marly e Jarete, da etnia Sateré Mawé, as meninas do Yupyrungá entraram focadas no jogo, e abriram o placar logo no início do primeiro tempo. Jarete recebeu a bola na intermediária, driblou a marcadora e passou para Lizeth empurrar ao gol.

No segundo tempo, o Yupyrungá ganhou de vez o meio de campo, e, pelos pés da meio de campo boa de bola Christina, encontrou fácil o caminho do gol das Selvagens do Amazonas para ampliar o placar. Lucimara fez o segundo gol, e Jarete, a mais habilidosa das irmãs Saterê, marcou o terceiro.

O Yupyrungá é formado por indígenas das etnias Sateré, Baré e Carapana. A maioria do time, como as irmãs Suzy, Valda, Marly e Jarete, moram na comunidade do Tarumã Açú, na Zona Rural de Manaus.

O título foi conquistado neste domingo, mas o Yupyranga só vai levantar a taça no dia 9 de dezembro, quando será realizada a festa dos campeões do Peladão Indígena. No mesmo dia, Selvagens do Amazonas e Hywi vão decidir quem ficará em 2o e 3o lugar no torneio.

Três equipes disputaram este ano o torneio feminino do Peladão Indígena. Com a vitória de ontem, Yupyrangá somou seis pontos, e Selvagens do Amazonas e Hywi só poderão ir a três.


Quarteto Sateré

As irmãs Sateré Suzy, Valda, Marly e Jarete comemoraram muito o título inédito conquistado no campo da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). "Sempre chegávamos perto, mas dessa vez conquistamos", afirmou Valda. Suzy, Valda, Marly e Jarete saíram de casa ontem, no Tarumã Açú, as 5h30 para o jogo que começou as 9h.



http://acritica.uol.com.br/craque/manaus-amazonas-amazonia-Yupyranga-titulo-feminino-indigena-Peladao_0_817718229.html
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.