De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Indígenas Xokleng participam de capacitação em cartografia e uso do GPS

11/12/2012

Fonte: Funai - http://www.funai.gov.br/



Um grupo formado por 25 indígenas do povo Xokleng, de Santa Catarina, participou do Curso de Capacitação em Cartografia Básica e Uso de GPS, promovido pela Coordenação Geral de Monitoramento Territorial (CGMT) da Funai, em parceria com a Coordenação Regional (CR) do Litoral Sul. O curso foi realizado entre os dias 26 e 30 de novembro, na Terra Indígena Ibirama, município de José Boiteux/SC.

O principal objetivo do curso é capacitar os indígenas para o uso de algumas ferramentas que poderão ser aplicadas em atividades de vigilância da terra indígena, como mapas e aparelhos de GPS. Com carga horária de 40 horas, a capacitação inclui aulas teóricas e atividades práticas e integra a discussão conjunta entre Funai e indígenas, que se constitui em etapa inicial para a elaboração de um plano de vigilância para a TI Ibirama.

Além dos Xokleng, já participaram da capacitação 20 indígenas das TIs Igarapé Lage e Igarapé Ribeirão, ligadas à CR de Guajará Mirim/RO, no mês de setembro. De 5 a 8/11, foram capacitados 17 servidores das CRs Xavante e Cuiabá, no Mato Grosso, e, durante esta semana, outros 20 indígenas da TI Kaxarari, na CR Alto Purus/AM.

A CGMT pretende ampliar sua atuação em atividades como esta e, para tanto, desenvolveu uma série de cartilhas abordando temas relacionados à proteção territorial, que incluem orientações sobre legislação indigenista e ambiental, cartografia básica e uso de GPS, serviços ambientais, vigilância, prevenção e monitoramento de incêndios em terras indígenas, entre outros. As cartilhas são utilizadas nas atividades de capacitação de indígenas e servidores.


Vigilância

As ações de vigilância são parte do Plano de Proteção Territorial e devem ser planejadas de acordo com as necessidades de cada TI. Por meio delas, os indígenas realizam ações preventivas, diagnosticando as principais ameaças aos seus territórios e acionando os órgãos e autoridades responsáveis pela fiscalização e proteção das terras.

Para que as ações de vigilância e fiscalização possam ser desenvolvidas de forma adequada e qualificada, a CGMT vem desenvolvendo diversas atividades de capacitação de indígenas e servidores que atuam na área.



http://www.funai.gov.br/ultimas/noticias/2012/12_dez/20121211_05.html
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.