De Povos Indígenas no Brasil

News

Envio de R$ 1,7 mi a Krenaks em debate

17/06/2004

Autor: Ana Lúcia Gonçalves

Fonte: Hoje em Dia -Belo-Horizonte-MG



A Comissão Interestadual Parlamentar de Estudos para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica do Rio Doce (Cipe Rio Doce) vai promover audiência pública na região de Itueto e Resplendor, no Vale do Rio Doce, no dia 2 de julho. O objetivo é reunir a população, representantes dos órgãos públicos e de entidades para esclarecer dúvidas sobre o impasse que vem dificultando a criação do Parque Estadual Sete Salões. O requerimento foi aprovado na última terça-feira, na Assembléia Legislativa.
A polêmica sobre a implantação do Parque Estadual Sete Salões, em Santa Rita do Itueto, autorizada pelo Ibama como medida compensatória pela construção da Usina Hidrelétrica de Aimorés, foi debatida pela Cipe Rio Doce, na Assembléia. A obra, a ser feita pelo consórcio construtor da usina, formado pela Cemig e pela Companhia Vale do Rio Doce (CVRD), está suspensa porque correm na Justiça ações movidas pelo Ministério Público Federal contra o Ibama e o consórcio, para que o volume de recursos que seriam destinados ao parque - R$ 1,78 milhão - seja entregue à comunidade indígena Krenak, que vive na região.
Os deputados mineiros e capixabas que integram a Cipe debateram o assunto com representantes do consórcio, de órgãos ambientais, de políticos e de proprietários rurais da região de Itueto. Representantes da Fundação Nacional do Índio (Funai) e Ministério Público, não compareceram.
Para o relator da Cipe Rio Doce, deputado José Henrique (PMDB), essa indefinição, que já dura dois anos, deixa os donos das terras sem saber qual será a destinação dos recursos, e se haverá verbas para desapropriação, além da depredação que a área vem sofrendo, com destruição de pinturas rupestres e vegetação nativa. 'Não há como preservar o local, de 12.520 hectares, que não vem sendo fiscalizado nem monitorado', afirmou.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source