De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

PF monitora volta de índios e a interação com posseiros

14/08/2004

Autor: Daniel Pettengill

Fonte: Gazeta de Cuiabá-Cuiabá-MT



Uma equipe da Polícia Federal está de prontidão na reserva indígena Suiá Missú para acompanhar o retorno dos índios xavante à área, disputada com posseiros há pelo menos cinco décadas.

A operação tem o objetivo de cumprir a determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), que reconheceu que a etnia tem o direito de ocupar os 160 mil hectares da fazenda. A decisão judicial não exige que as centenas de famílias de posseiros que vivem há vários anos no local sejam expulsas.

Mas o convívio entre índios e posseiros pode causar novos conflitos na área.

"É claro que os posseiros não ficaram satisfeitos com a decisão, mas essa batalha deve continuar restrita à Justiça. Há espaço para todos lá", afirma o delegado José Vilela, que acompanha a operação em Barra do Garças.

No início da semana, os agentes apreenderam, com o apoio de fiscais do Ibama, um caminhão carregado com madeira extraída da reserva.
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.